fbpx
Mar, Ria e Barrinha fazem a agenda náutica do município de Ovar

Mar, Ria e Barrinha fazem a agenda náutica do município de Ovar

Para os meses de julho e agosto, a Câmara Municipal de Ovar irá promover experiências de natureza turística, desportiva e educativa, potenciando, em conjunto com os agentes locais, os recursos náuticos do município. As atividades que constituem a “agenda náutica”, vão do surf à canoagem, passando pelas regatas de vela até ao programa “Ovar Território de Emoções”.
A Ria como Cenário, nos dias 9 e 10 de julho, comemora o 17º aniversário da Náutica de Recreio de Ovar e passará pelo Cais do Puxadouro com oficinas, uma visita à Cenário, passeios de barco até ao Bico do Torrão e um sunset nos dois dias para fechar o programa. No dia seguinte, 11 de julho, realiza-se o Dia Aberto do Clube de Canoagem de Ovar, na Marina do Carregal, onde todos estão convidados a experimentar a modalidade. O encontro de entrada gratuita está marcado para as 09h30.
Os dias 13 e 14 de julho são dedicados ao surf com o “Ovar Surfing Day” a acontecer em simultâneo nas praias de Esmoriz, Cortegaça, Furadouro e Maceda e a “Formação Surf & Rescue”, uma iniciativa da Associação De Escolas de Surf de Portugal e do Instituto de Socorros a Náufragos, com o apoio da Câmara Municipal, a ter lugar na praia do Furadouro. O surfista Tiago Pires e o fotógrafo Frederico Martins são dois dos convidados da Talk & Surf de terça-feira, pelas 1h00, na praia de Maceda.
Próximo da ponte de Enxemil/Moita, no dia 16, pelas 23h00, a astronomia liga-se à náutica, onde será possível “ObserVAR o Céu”. No fim de semana de 17 e 18 de julho, a 37ª Regata “Troféu da Cidade de Ovar”, pretende ser um encontro memorável, à semelhança de outros anos, com um cenário de barcos à vela a pintarem a Marina do Carregal. Os desportos de ondas – surf, bodyboard, skim e SUP (Stand up Paddle) – estarão em discussão aberta pelas 15h00 de sábado, 17 de julho, na Barrinha Surf School, na praia de Esmoriz.
Numa experiência dividida em três etapas, “Ovar Território de Emoções”, convida-o, a 18 de julho, a desfrutar do território através de um passeio de bicicleta (10.6km), uma caminhada (4,07km) e um tour de moliceiro na Ria de Aveiro (10,08km). Ainda na senda do desporto, as caminhadas orientadas e a atividade física continuam nos meses de julho e agosto em diferentes pontos do concelho.
No final de julho, início de agosto, dias 31 e 1, chega o 58º Cruzeiro da Ria, organizado pela NADO – Náutica Desportiva Ovarense, uma competição de vela que liga Ovar a Aveiro, passando pelos canais da Torreira, num encontro que junta apaixonados por barcos á vela e as suas manobras. E porque o dia só acaba quando o sol se põe, o Sunset na Praia chega nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto.

CATEGORIAS