fbpx
Marcelo D2 ‘abre’ Carnaval de Ovar 2023

Marcelo D2 ‘abre’ Carnaval de Ovar 2023

Promovido pela Câmara Municipal, a edição deste ano marca o regresso do Carnaval de Ovar às ruas vareiras e, dois anos depois da sua última realização, promete agitar a cidade da folia, por um período onde a ‘Vitamina da Alegria’ passa a ser o verdadeiro ‘alimento’ dos ovarenses.
E é já no próximo dia 28, sábado, pelas 22h00, no Mercado Municipal de Ovar, que arranca o Carnaval de Ovar, um dos maiores eventos culturais da região de Aveiro. O brasileiro Marcelo D2 vem a Ovar para um concerto que se espera empolgante, inserido num espetáculo de abertura que vai contar com a participação dos Bamba Social e de dezenas de ritmistas vareiros que se vão juntar ao cantor na “procura da batida perfeita”.
O Carnaval de Ovar arranca a todo o gás precisamente no dia 28, precisamente a data em que também é inaugurada a exposição “Os chapéus foliões do Carnaval de Ovar”. Trata-se de uma mostra que estará patente ao público até ao dia 5 de março, na Sala dos Usos Sociais do Museu da Chapelaria de São João da Madeira. Ali, os visitantes poderão apreciar “um conjunto de mais de 80 chapéus e coberturas de cabeça que, em diferentes épocas, deslumbraram nos desfiles de Ovar”.
São chapéus e coberturas de cabeça de cores sublinhadas e carregadas. Vestem simbolismos e singulares identidades. São de palhaço, de pirata, de índio, de toureiro, de cowboy, de polícia e de ladrão, de bruxa e de princesa.
São brilhantes e provocam o olhar! Primeiro espantam, depois, brilham juntos. Dizem que é um efeito colateral: quem os veste, vai ter sempre um brilho maior nos olhos.
São pomposos e bonitos. Gostam de aparecer! Exibem-se! Querem mostrar quão belo e feliz o mundo pode ser, numa paleta que parece prestes a explodir de alegria.
São os chapéus foliões do Carnaval de Ovar no Museu da Chapelaria.

CATEGORIAS