fbpx
O nosso jornal nasceu há 20 anos

O nosso jornal nasceu há 20 anos

O PRAÇA PÚBLICA festejou, no passado dia 6 de dezembro, 20 anos. São duas décadas ao serviço da comunidade vareira, a quem dedicamos este trabalho, que passa por recordar as principais 42 primeiras páginas e respetivos destaques, das 817 edições já publicadas.
Muito haveria para contar, é certo, mas do dia 6 de dezembro de 2000 até hoje muito tempo passou. Muita coisa aconteceu e Ovar mudou.
A 6 de dezembro 2000, no número 0 do PRAÇA PÚBLICA, Valdemar Gomes, primeiro diretor do nosso jornal traçava as linhas orientadores que o projeto acabou por seguir ao longo destes 20 anos. Desde logo no que diz respeito à nossa conduta, que se tem pautado pela “independência, pela verdade, pelo rigor e pelo pluralismo”. No fundo, defendeu o então diretor, o nosso grande investimento passava por “assentar em critérios de honestidade intelectual”. E assim tem sido, a todo o tempo, sob a orientação de outras direções, lideradas por José Henrique Paula e Álvaro Santos, até hoje, com a nossa diretora, Sofia Stoffel.
Nesse ano noticiávamos o “Destino mercado”, anunciando que o Mercado Municipal iria levar uma volta. Naquele local, lia-se na nossa primeira página, “vão ser implementadas várias estruturas como bares, restaurantes e parque automóvel. Os produtos agrícolas vão manter-se no mesmo local, mas igual incerteza não existe, relativamente aos feirantes. A ideia da possível mudança não está a reunir simpatia, nem por parte dos vendedores, nem dos clientes”. No final do ano de 2000, Manuel Ruço voltava a ganhar a eleição para o Rei do Carnaval e a edição de 2001 estava definitivamente ‘na rua’.

Ler notícia completa na edição impressa

CATEGORIAS