fbpx
Ovar de luto pelo falecimento do Padre Manuel Pires Bastos
Foto: António Dias

Ovar de luto pelo falecimento do Padre Manuel Pires Bastos

O padre Manuel Pires Bastos, da paróquia de S. Cristóvão de Ovar, faleceu, no passado dia 8, vítima da Covid-19. O pároco, de 85 anos, estava internado no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, desde o final de outubro, com prognóstico reservado, e não resistiu à doença.
A Câmara Municipal de Ovar decretou, para o dia 9, um Dia de Luto Municipal em memória do reverendo falecido, “uma personalidade marcante do concelho pela sua dimensão religiosa e cultural”, justificou a autarquia.
Trata-se, destaca a Câmara de Ovar, de uma “irreparável perda humana, paroquial, institucional, social e cultural”. O padre Bastos, como ficou conhecido, era “um Ser Humano que sempre esteve presente com a sua ação e a sua palavra, orientando e confortando, em especial, todos aqueles que mais precisavam”, finaliza a autarquia.
A expressão do Luto, Respeito e Amizade foi manifestada com o içar a meia haste da bandeira do Município de Ovar, nos edifícios camarários.

Padre Victor Pacheco nomeado Administrador Paroquial de S. Cristóvão de Ovar
Dom Manuel Linda, Bispo do Porto, nomeou, no passado dia 4 de novembro, o Padre Victor Nelson Santos Pacheco, como Administrador Paroquial de S. Cristóvão de Ovar.
Tratou-se de uma nomeação que teve como principal preocupação, por parte do Bispo, o cuidado pastoral da paróquia, numa fase em que o Padre Manuel Pires Bastos ainda se encontrava hospitalizado.
O Padre Victor Pacheco era, à data da nomeação, pároco de S. Vicente de Pereira e de S. João de Ovar e Vigário da Vigararia de Espinho – Ovar, passando a acumular a função de administrador da Paróquia de São Cristóvão de Ovar.
Natural do Porto, o Padre Victor Pacheco foi missionário durante muitos anos em países como o Brasil, os Estados Unidos, a Inglaterra, o Sri Lanka e Singapura. É licenciado em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Salesiana (Roma), e em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Ler notícia completa na edição impressa

CATEGORIAS