fbpx
Utentes do Hospital de Ovar voltaram a ter visitas

Utentes do Hospital de Ovar voltaram a ter visitas

30As visitas a doentes internados no Hospital de Ovar foram retomadas antes do natal, com um conjunto de condicionalismos para prevenir a transmissão do novo coronavírus.
Como lembrou Luís Miguel Ferreira, “a pandemia Covid-19 impôs medidas de caráter extraordinário nas unidades prestadoras de cuidados de saúde com objetivo de minimizar o risco de cadeias de transmissão, como foi o cancelamento das visitas aos doentes internados”. Esta unidade Saúde garantiu a comunicação entre doentes internados e familiares por recurso a meios telemáticos, contudo, tendo em conta que “o impacto na saúde psicoemocional dos utentes e seus familiares é muito grande”, revelou o presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, “nesta época especial para a generalidade das famílias, existe a necessidade de complementarmos este programa de visitas com a concretização de um programa de visitas presenciais seguras, que possam atenuar o sofrimento de quem não pode, por motivo de doença, partilhar a época natalícia com os seus entes queridos”, justificou.
As visitas, agora retomadas, são apenas para doentes não Covid-19, uma vez que o edifício do Hospital de Ovar não dispõe de capacidade estrutural para assegurar a concretização “de visitas seguras a utentes com doença na enfermaria criada para a resposta de isolamento específico que requerem”, lembrou este responsável.
Para cumprir as indicações da Direção-Geral da Saúde, o tempo de visita seguro é por um período preferencial de 15 minutos, podendo em situação excecional estender-se até ao máximo de 30 minutos.
As visitas, realizadas preferencialmente da parte da tarde, entre as 14h00 e as 17h00, carecem de marcação prévia agilizada entre os familiares e os serviços.
Higienização das mãos antes e após a visita ao doente, assim como o uso de máscara cirúrgica, distanciamento físico entre visitante, utente e profissionais de saúde, são algumas das regras impostas nesta fase de retoma em época de festividades.

CATEGORIAS